quarta-feira, 14 de março de 2018

Dicionário aleatório #3







Incultura, tolice, ignorância




No verbete anterior, confessei minha inquietação com a feição "culta" que têm assumido a ignorância. É hora de esclarecer o que eu entendo por ignorância. Para começar, eu reconheço sete variedades dela:

1

A incultura dos que não tiveram a oportunidade de estudar. É a ignorância elementar dos analfabetos e dos rústicos que pode muito bem ser acompanhada de sabedoria prática, sensatez e outras virtudes.

2

burrice ingênua dos que, pela falta de domínio adequado da linguagem e pela confusão de conceitos mal-assimilados, dizem disparates a sério, supondo que estão fazendo afirmações verdadeiras e relevantes. 

3

O discurso leviano de quem está acostumado a falar sem pensar, movido pela loquacidade imperiosa ou pelo desejo de causar efeito nos ouvintes. Amantes da conversação amena e superficial, os levianos se inquietam ao menor sinal de seriedade e encolhem-se acabrunhados diante dos que argumentam, citam números ou alçam a voz. Os levianos são inofensivos quando a conversa se restringe ao elevador, à pausa do café ou ao salão de festas. O problema é que eles nunca se restringem a esses ambientes e espalham-se pelas colunas de jornal ou pelos comentários de televisão.

4

tolice pretensiosa dos que gostam de dar recomendações e conselhos sobre assuntos que acreditam conhecer bem. Todo mundo conhece alguém que não é rico, mas sabe como ganhar dinheiro e dá palpites sobre investimentos. Todo mundo conhece algum especialista by proxy que receita remédios infalíveis a partir do que o cunhado lhe contou sobre um fulano doente. 
O tolo pretensioso é ingênuo porque ela não compreende que o saber ou conhecimento não resulta da mera convicção de que se sabe algo, menos ainda da simples vontade de emitir uma opinião sobre o assunto. O tolo pretensioso não dá a devida atenção ao fato de que o saber exige certas credenciais que comprovem o domínio dos métodos legítimos de aquisição de conhecimento. Em teoria é isso que um diploma ou certificado emitido por uma instituição idônea deveria representar.  


5

impostura intelectual é o vício dos que, movidos pela ambição do renome, põem-se a fazer asserções sobre assuntos que eles conhecem de maneira imprecisa e insuficiente ou que, por sua própria natureza, não podem ser conhecidos. Os impostores intelectuais são frequentemente dotados de credenciais e de experiência nos métodos legítimos de aquisição de saber, mas esses métodos são muito demorados e dificilmente trazem fama e o consequente cortejo de discípulos deslumbrados. Assim, os impostores apenas simulam que aplicam esses métodos e se dedicam àqueles temas que mais rapidamente podem despertar a atenção de um público jovem, inexperiente e cheio daquela avidez pelo conhecimento e pela novidade. Trata-se da própria essência da "enrolação", sustentada por artifícios retóricos, posta em prática por especialistas em previsões na área de economia ou política (como se o conhecimento do futuro estivesse ao seu alcance), por acadêmicos que gostam de fazer declarações polêmicas sobre assuntos que conhecem mal ou por profissionais da educação e da comunicação ansiosos por projeção e luzes. 


6

ignorância militante dos que assumem uma opinião ou partido e se põem a defendê-lo a qualquer custo, considerando que é verdade tudo o que dá razão ao partido defendido e que é falso tudo o que se opõe a esse partido, sem tomar cuidado com as fontes dessas verdades. É o tipo de gente divulga fake news nas redes sociais como endosso das suas posições partidárias e, em nome da postura belicosa, acreditam que se justificam todos os atos de má-fé intelectual contra os adversários.  Exemplos à esquerda e à direita são numerosos.

7

A douta ignorância  dos que têm consciência de seus próprios limites face à imensidão do desconhecido e à dificuldade de encontrar a verdade.  Trata-se de uma ignorância que deve ser treinada pela uma rigorosa profilaxia intelectual, que foi recomendada por muitos pensadores e  sistematizada pelos céticos desde a Antiguidade.















Um comentário:

  1. Vou tatuar o número 5 nas costas pra fazer as pessoas refletirem mais haha. O pior de tudo é que todo dia surge um número 5 novo. É um nicho de alta rotatividade e você precisa cada vez mais adicionar asneiras à sua pilha de ignorâncias para atrair os curiosos. Virou uma espécie de nicho para alguns filósofos, sociólogos, cientistas políticos e outros: um "coaching" da vida hahahahah. Hoje eu entendo o que você quis dizer quando criticou o Mário Sérgio Cortella e os "Cortella-likes" naquele e-mail. Excelente como sempre, Valdir. Um grande abraço!

    ResponderExcluir