sexta-feira, 30 de junho de 2017

A claraboia e o holofote #31 (X)








Cenas da Revolução de 17



Cena V



fim de junho de 1917


“A capital estava fervilhando. O ânimo das massas e o desejo de uma ação decisiva cresciam a cada dia. Na capital não havia mais nenhuma necessidade de agitação contra a Coligação.

Por toda parte, em cada esquina, no Soviete, no Palácio Marinski, nas casas das pessoas, nas praças e nos bulevares, nos quartéis e nas fábricas, todos falavam sobre algum tipo de “manifestação” que se esperava a qualquer momento; ninguém sabia exatamente quem iria se “manifestar” ou como ou quando, mas a cidade sentia estar às vésperas de algum tipo de explosão. (...)

A primeira Coligação contra a revolução, sem esperar ser varrida por uma explosão de ira popular, rompeu como resultado de uma crise interna. Ela sobreviveu tanto quanto o gabinete Miliukov-Guchkov. (...)

E o que veio disso tudo? Um ‘episódio' grávido de consequências, que entraria para a história com as ‘Jornadas de Julho’.”


(N.N. Sukhanov, The Russian Revolution 1917: a personal record, edited, abridged and translated by Joel Carmichael, Princeton University Press, New Jersey, 1984, pp 419; 421; 423)













Nenhum comentário:

Postar um comentário